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quinta-feira, junho 18, 2009

Aprenda a administrar seu tempo

Torne sua busca por emprego mais dinâmica e produtiva gerenciando corretamente seu tempo. Siga dicas especiais e mãos à obra. Quando se está desempregado é mais fácil lidar com o tempo disponível para cumprir tarefas e procurar trabalho, certo? Nem sempre. Organizar o tempo a seu favor na corrida por uma vaga exige planejamento e disposição. Vejas as dicas preciosas de como aproveitar melhor o tempo na busca por uma recolocação. Hoje em dia, é possível identificar nas pessoas a “doença do tempo”, que se manifesta das seguintes maneiras: falta de tempo, medo de perder tempo e possuir tempo sobrando. No caso específico da busca de emprego, é preciso evitar o terceiro sintoma, quando a pessoa não sabe o que fazer com o tempo que sobra.

Antes de colocar em prática as dicas, é preciso estar realmente motivado e disposto a fazer mudanças em seu comportamento. O que não se pode fazer é deixar-se paralisar pelo desemprego. A responsabilidade é toda sua. Não adianta chorar, pois ninguém irá carregá-lo. Portanto, faça uma profunda auto-avaliação e mapeie as dificuldades a serem superadas. A busca pelo emprego é um empreendimento como outro qualquer, por isso você deve se conscientizar e andar com as próprias pernas. Nenhuma pessoa tem tantas limitações que a impeçam de se planejar melhor e conquistar seus objetivos.

Se já estiver motivado suficientemente para transformar seu modo de lidar com o tempo e tornar a busca por emprego mais ágil e promissora, confira as dicas e boa sorte:

- Separar compromissos de ações: Uma coisa são compromissos já agendados e que têm de ser cumpridos; outra coisa são ações importantes, como enviar currículos e pesquisar vagas, mas que você pode realizar sozinho e planejar o momento de execução. Separar esses dois tipos de evento é uma das chaves para dinamizar seu dia-a-dia e ajudá-lo a cumprir seus planos. O melhor a se fazer é colocar os compromissos, como entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo já marcadas, em uma agenda (de preferência semanal) e as ações listadas em um outro caderno. Assim, fica bem mais fácil planejar o dia seguinte ou até o resto da semana.

- Priorizando as ações: Com os compromissos já agendados, agora é hora de organizar o cumprimento das ações. Você deve listá-las de acordo com sua importância ou urgência: classifique-as em “A” se forem importantes e urgentes (que têm alto valor e prazo a serem cumpridas. Execute-as no mesmo dia, de preferência); “B” quando possuem importância, mas têm limite de data flexível; e “C”, quando não forem tão essenciais e pouco urgentes. As pessoas pecam na execução de tarefas do tipo “B”, pois acabam esquecendo-se delas por causa do prazo mais longo – como uma inscrição de processo seletivo ou concurso, por exemplo.

- Não estipular prazos: Não pense que ao decidir uma data fixa para atingir seu objetivo você se sairá melhor. O prazo pode ser irreal e frustrá-lo caso não consiga o tão sonhado emprego. Lembre-se, mais uma vez, de que o fato de estar procurando trabalho já é um investimento – você está se dedicando hoje para alcançar o resultado de amanhã.

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